segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A primeira escapadela de Cluj...

Este fim de semana foi passado em Brasov (lê-se Brachov), uma cidade que fica praticamente no centro da Roménia. Partimos no comboio das 23:30 que chegou às 5h a Brasov, onde o dono do hostel onde iamos ficar nos foi buscar às 6h. Foi extremamente simpático, pagou-nos o taxi da estação até lá e só nos cobrou a noite de sábado para domingo.
Os comboio romenos não são maus, há muitas viagens durante a noite por isso existiam pelo menos uns 5 ou 6 vagões só com camas, nós fomos nos vagões "normais", mas os bancos não são como em Portugal, estão em cabines fechadas, 8 ou 6 lugares por cabine, depende do comboio. A destacar que, a diferença entre a temperatura no interior do comboio e um forno para cozer broa não seria muito grande, até os bancos eram aquecidos.
Brasov é uma cidade mais bonita do que Cluj, mais pequena, airosa, e menos confusa. Beneficia do facto de estar situada junto aos Cárpatos, e algumas das paisagens que se podem observar por lá são indescritíveis.
Começámos o nosso dia de Sábado com uma visita ao conhecido "castelo do drácula", que se situa em Bran, a uns 30km de Brasov, e que tem mais de nome do que de beleza. Não vou aqui contar a história do castelo porque também mal a fixei, mas a família real Romena chegou mesmo a habitar o castelo algures no século passado, por isso o interior está completamente restaurado e não se parece em nada com um castelo da idade média... é pena. Segundo me disseram, há um outro castelo bem mais interessante e bem menos restaurado perto de Brasov, e foi nele que foi rodado o Filme "Drácula de Bram Stoker". Não cheguei a saber se isto é verdade ou não, mas caso haja outra visita a Brasov vou fazer os possíveis por lá ir.
O castelo que visitámos foi este aqui em baixo.




Regressámos a Brasov, fomos ao hostel fazer uma pequena sesta e saimos para jantar eram já 23h. Depois estivemos num club chamado "Tequilla", mas onde não tinham tequilla, ficámo-nos pelos tradicionais gin e vodka.
No dia seguinte decidimos não ir visitar um outro castelo e passar o dia em Brasov, nomedamente ir de teleférico até ao topo da montanha e explorar mais a cidade.
Apanhámos o teleférico e ao chegar lá em cima, a paisagem (para a parte de trás da montanha ) era algo como isto...

Absolutamente linda, as montanhas estão completamente cobertas por árvores, e dada a época do ano as cores variam entre o verde e o amarelo. Lá em cima havia um trilho que levava a vários miradouros, quer para a parte da frente quer para a parte de trás da montanha, um deles era junto às letras gigantes que formavam a palavra BRASOV, ao bom estilo de Hollywood, que dava para o lado da cidade e durante a noite estava iluminada. Não tenho nenhuma foto mas quando tiver coloco aqui. A floresta além de fantástica encontrava-se impecavelmente limpa, os romenos sabem cuidar bem do seu património. O aspecto do trilho e da floresta no topo da montanha era este.



Voltámos a descer de teleférico, apesar de haver também um trilho para fazer a descida a pé, mas dada a escassez de tempo não foi possível vir por aí. Passámos o resto da tarde a explorar Brasov, e quanto mais conhecia, mais gostava da cidade. Jantámos num fast food e fomos para a estação perto das 22h para apanhar o comboio às 22:30 que nos deixou em Cluj perto das 3h. Um fim de semana para não esquecer...

5 comentários:

Rita disse...

prometeste que me levavas ai :)

saudades principe...
amo-te*

Unknown disse...

é o que eu digo...tu só passeias mais nada! bela vida pah...

=P

happiness...moreorless disse...

o comentario era meu lol

Godflesh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Godflesh disse...

oh :|
arranja la um castelozinho pra eu ver...
mas uma coisa assim po macabro!

andas a passear d caralho :D
ve la s deixas ai uma marca portugal... um grafiti numa placa d transito, lixo no chao ou na mata... é tipico...
e sff d beber vinho.
gin e vodka nao é de portuga